domingo, 29 de julho de 2012

Ácidos Carboxílicos


Diferenças entre Fenóis e Ácidos Carboxílicos quanto a Ionização

   Verifica-se em experimentos que os ácidos carboxílicos se ionizam fracamente, mas, tem um caráter ácido mais forte que os fenóis (que só reagem com bases fortes), em conseqüência, os ácidos carboxílicos reagem mais facilmente com as bases, por exemplo: em reações de salificação.

Diferenças entre Álcoois e Ácidos Carboxílicos

      Verifica-se que os álcoois apresentam "caráter ácido" muito mais fraco que os ácidos carboxílicos, pois, a ionização nos álcoois praticamente não ocorre. Sendo assim, os álcoois só reagem com reagentes muito fortes ou reagentes especiais, como por exemplo: o sódio metálico; o que não ocorre nos ácidos carboxílicos, pois, reagem mais facilmente com bases. 

     É importante notar que a pré existência de um radical ativante no anel benzênico do álcool, irá influir acentuadamente nos resultados da comparação entre as diferenças entre reações álcool - ácido carboxílico, visto que os radicais ativantes facilitam a reação dos álcoois; já quando os ácidos carboxílicos apresentam o radical COOH ligado a um anel benzênico, este dificulta a reação, pois, é um radical desativante.

Teste Laboratorial para Ácidos Carboxílicos

     Este teste é chamado de Equivalente de Neutralização e para se determinar o equivalente de neutralização de um Ácido Carboxílico, utiliza-se uma balança analítica para a pesagem (pesando 4 g do ácido), titulando-o em seguida com um erlenmeyer com 250 ml com álcali padrão (NaOH) com concentração em torno de 0,1 N, com uso de fenolftaleína como indicador. 

     Após a titulação, o volume de ácido gasto deve estar em torno de 70 ml. Através de Cálculos, verifica-se o equivalente do Ácido Carboxílico em questão. Tome muito cuidado, neste experimento pois, como essa análise é quantitativa deve-se usar material, equipamentos e reagentes adequados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário